level

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dicas para Viver com Otimismo e Bom Humor

Dicas para Viver com Otimismo e Bom Humor
25 dicas para viver com otimismo e bom humor

1) Reserve para si períodos isentos de problemas, compromissos, horários ou deveres. Tenha seu momento de liberdade, fazendo exclusivamente o que lhe dá prazer, pois isso é essencial para sua saúde física e mental.

2) Tenha senso crítico e aprenda a aceitar aquilo que você não pode mudar.

3) Controle-se. Evite contra-argumentos esquentados cada vez que alguém o contradiz. Mantenha a cabeça fria e guarde suas batalhas para assuntos realmente importantes. Não entre em discussões que não levam a lugar nenhum.

4) Procure experiências positivas. Vá ao teatro, leia um livro, ouça música, assista a um bom filme, passeie por lugares calmos e agradáveis, desfrute a natureza, reencontre-se para resgatar o equilíbrio e bem-estar.

5) Desenvolva a capacidade de se livrar da ansiedade, da tristeza ou da irritabilidade, uma vez que esse exercício permite uma rápida recuperação dos reveses e das perturbações da vida.

6) Planeje eliminar as fontes de estresse que estão sob seu controle e que tiram seu bom humor. Por exemplo, tente sair de casa mais cedo para fugir do trânsito.

7) Durma bem – a privação do sono está relacionada a um aumento da irritabilidade. Além disso, pode causar outros problemas, como hipertensão arterial.

8) Liste as coisas que você gosta de fazer e planeje-se para colocá-las em prática.

9) Crie um cenário de maior tranqüilidade e otimismo para escapar de uma situação conflitante.

10) Pratique alguma atividade física. Exercícios físicos estimulam a liberação de endorfina, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar.

11) Diante de uma situação estressante, pare um pouco de pensar no problema. Uma boa alternativa é dar uma volta, tomar uma água, ouvir uma música ou fazer qualquer coisa que o ajude a se desligar. Essa pausa permite que você volte mais preparado para lidar com o problema que o aflige.

12) Não seja tão exigente com você. Celebre suas pequenas conquistas, valorize-se!

13) Uma alimentação rica em fibras e nutrientes influencia no bom funcionamento do intestino, sem contar que os alimentos certos servem de matéria-prima para a produção de parte da serotonina, uma substância fundamental na química do humor.

14) Relaxe nos fins de semana e, sobretudo, antes de dormir. Certamente você se sentirá muito mais leve e feliz.

15) Livre-se das culpas. Viva em paz com sua consciência.

16) Tenha alguém de sua confiança para conversar. Compartilhar sentimentos pode ser um passo importante para a resolução de problemas. Evite a proximidade com indivíduos negativos e hipercríticos.

17) Em vez de se perguntar por que um fato desagradável aconteceu com você, procure abstrair o aprendizado daquela situação.

18) Tente conhecer a verdadeira dimensão dos problemas. Na maioria das vezes, tendemos a potencializar as situações, estressando-nos desnecessariamente.

19) Sorria e relaxe sempre que possível. Reconheça todas as suas qualidades e cultive sua autoestima.

20) Respeite-se e seja mais feliz. Fique atento às necessidades de seu corpo, como sono, cansaço, fome, etc.

21) Cultive e valorize seu poder de escolha e opte pelo bom astral, pelas coisas leves, pelo otimismo e por tudo que o faz ser mais feliz.

22) Faça pelo menos uma atividade, ou tenha um hobby, que enriqueça sua semana. Dessa maneira, você se sentirá mais satisfeito e feliz.

23) Encare e gerencie as adversidades como situações passageiras.

24) Reconheça suas qualidades, seus defeitos e também suas limitações.

25) Desenvolva a capacidade de rir de si mesmo. Levar-se menos a sério é fundamental para encarar a vida de uma maneira mais leve.

Fonte: Thiago Pavin, psicólogo do serviço de Gestão de Saúde do Fleury

Um comentário:

  1. Achei muito fofo, um que também acho legal é o http://musicasinfantil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seguidores

Google+ Followers

Postagens populares

Veja os post interessante

8

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  • Google+ Badge